Por Flavia Pardini |
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As políticas ambientais das companhias podem não estar no topo da lista de prioridades dos MBAs, mas chamaram a atenção dos reguladores americanos. A Federal Trade Commission (FTC), órgão do governo dos EUA que atua para evitar práticas desleais de competição e garantir os direitos dos consumidores, anunciou em janeiro que vai rever as Diretrizes para Marketing Ambiental.
A FTC revisa suas políticas periodicamente, mas, no caso da que regula o “marketing verde”, antecipou o processo devido ao boom na oferta de produtos “ecologicamente corretos” (mais na Coluna à pág. 64). As diretrizes foram revistas pela última vez em 1998 e estarão abertas a comentários até 11 de fevereiro. Não há prazo para que o resultado seja divulgado. PUBLICIDADE Um dos tópicos mais quentes no quesito “marketing verde” são os projetos de neutralização de carbono. Desenhados para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em um local para compensar aquelas ocorridas em outro local, são oferecidos em viagens de avião, na compra de carro novo, como recompensa pelo uso de um cartão de crédito — sempre com o argumento de que os produtos se tornam “carbono neutro”. Estima-se que os consumidores americanos tenham gasto mais de US$ 50 milhões em neutralizações em 2007. Para começar a investigar se as neutralizações cumprem o que prometem, a FTC realizou um workshop em janeiro. Enquanto não há regulamentação ofi cial, os consumidores americanos podem trocar impressões sobre os produtos com apelo verde no site www.greenwashingindex.com. |
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