Sessão pipoca

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=H-FVGjpCUeE[/youtube]

A telona tem oferecido cada vez mais filmes interessantes na área ambiental.

Aqui vai uma lista muito pessoal de alguns dos longas que mereceriam ganhar o Oscar verde.

  1. Síndrome da China (1979) – Jane Fonda e Michael Douglas são repórteres que testemunham um acidente numa usina nuclear. O filme foi lançado apenas 12 dias após uma ocorrência muito semelhante, o derretimento parcial do núcleo do reator de Three Mile Island, o maior acidente nuclear da história dos Estados Unidos.
  2. Dersu Uzala (1975) –  Obra-prima de Akira Kurosawa, esse épico filmado na Sibéria conta a história da amizade de um militar russo e um nativo da região que se sente amaldiçoado por ter matado um tigre.  [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Y-XNoJ8Ub64&feature=related[/youtube]
  3. Koyaanisqatsi (1982) – Godfrey Reggio (que vira e mexe vejo aqui em Santa Fe) faz uma arrebatadora colagem de imagens costuradas pela música de Philip Glass, com forte apelo ambiental.[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=PirH8PADDgQ[/youtube]
  4. SilkWood, Retrato de uma Coragem (1983) – A história real da funcionária de uma usina processadora de plutônio que se converte em sindicalista, é exposta propositalmente a contaminação radioativa e “sofre” um acidente automobilístico após denunciar a empresa para a Comissão de Energia Atômica dos EUA.
  5. Nas Montanhas dos Gorilas (1988) – Sigourney Weaver retrata Diane Fossey, a primatologista que lutou até a morte pelos gorilas de Ruanda.
  6. FernGully: A Última Floresta Tropical (1992)Nesta animação, madereiro é encolhido por uma fada de uma floresta australiana, que o faz acordar para a devastação que produz.
  7. Erin Brockovich (2000) – Secretária de escritório de advocacia descobre que uma indústria é responsável por minar a saúde de toda uma comunidade. A call to individual action.
  8. Uma Verdade Inconveniente (2006) – O documentário/libelo sobre o aquecimento global que colaborou para que o ex-vice-presidente norte-americano Al Gore levasse o Nobel da Paz.
  9. Wall-E (2008) – O desenho da Pixar mostra um robô encarregado de limpar a Terra, depois que os seus habitantes se mudaram para uma espaçonave, por terem destruído completamente o planeta.
  10. Home, Nosso Planeta, Nossa Casa (2009) – Dirigido pelo francês Yann Arthus-Bertrand, usa imagens aéreas de 54 países, inclusive do Brasil, para ilustrar o padrão de degradação global.

A lista podia, obviamente, crescer muito se incluíssimos Michael Clayton (conspiração e assassinato envolvendo uma indústria de agrotóxicos e George Clooney), A Qualquer Preço (John Travolta em drama real de tribunal sobre comunidade com altos índices de leucemia), Medicine Man/O Homem das Selvas (em que Sean Connery faz um cientista que estuda a biodiversidade amazônica) e por aí vai. Eu gostaria de ter incluído mais filmes não-americanos. Talvez vocês pudessem dar sugestões nesse sentido.

Gostaria, também, de dar uma menção honrosa ao fabuloso curta brasileiro Ilha das Flores. [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=KAzhAXjUG28[/youtube] Não deixe de clicar. E tenha uma boa sessão!



3 comentários em “Sessão pipoca

Deixe uma resposta