Cineclube Socioambiental: programação 2012 estreia títulos inéditos no país

Com a estreia no Brasil de filmes como o polêmico “Colapso”, de Chris Smith, ou o inédito “DMT – A molécula do espírito”, de Mitch Schultz, e o “Combustível” de Josh Tickell, o Cineclube Socioambiental Crisantempo abre a temporada 2012 apostando em títulos inovadores e com pouco espaço no circuito comercial de cinema e vídeo. Além de realizar encontros, como o do diretor executivo do Greenpeace Internacional, Kumi Naidoo, em uma conversa com o público com mediação de Marina Person.


A sala inaugura a programação com o filme “Sobre Rios e Córregos”, em plena comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março, e após a exibição, recebe o diretor do filme, Camilo Tavares, a
especialista em Recursos Hídricos, Marussia Whately, e o advogado especialista em Direito Ambiental, Virgílio de Farias, visando aprofundar o diálogo com o público. Além de oferecer um coquetel
orgânico e realizar a ocupação “vaga viva”, onde a vaga de um carro é transformada em um espaço de lazer.

Primeiro cineclube de São Paulo dedicado à reflexão e à difusão da consciência socioambiental, com apoio do Instituto 5 Elementos, a Sala Crisantempo pretende ampliar o debate sobre mudanças de hábitos que aprimorem a relação humana com os recursos do planeta. A idéia é buscar títulos da produção nacional e internacional não acessíveis nas grandes salas e que apresentam questões decisivas no cotidiano.

Em cena desde 2008, o Cineclube Socioambiental já atraiu mais de 7 mil espectadores e tornou-se um ponto de reflexão na cidade de São Paulo. “As sessões reúnem diferentes profissionais em torno do
tema abordado, sempre apresentando as soluções e caminhos possíveis para atender à complexidade dos desafios da realidade atual”, expressa Danila Bustamante, produtora do Cineclube.

Esse ano, filmes como o dinamarquês “Celular manchado de sangue”, de Frank Poulsen, sobre a relação entre a produção de celulares da Nokia e a guerra civil no Congo, ou “O veneno está na mesa”, de Silvio Tendler, mostrando porque o Brasil é recordista no consumo de agrotóxicos, provocam o debate sobre práticas políticas, valores humanos e a consciência ambiental.

Além de filmes-denúncia, a curadoria enfoca títulos que estimulam a prática cidadã, como o inglês “A revolução dos cocos”, que documenta a primeira e bem sucedida eco-revolução na ilha de
Bougainville, ou “À Margem do Lixo” sobre a rotina dos catadores de papel e de materiais recicláveis na cidade de São Paulo.

Os títulos inéditos foram traduzidos e legendados pela equipe do Cineclube, que também priorizou a diversidade de temas. Por fim, as sessões são complementadas por atividades paralelas com a Feira de Trocas, que promove a economia solidária e criativa durante a Virada Sustentável, e as Quintas Orgânicas, em que são servidas comidas preparadas com ingredientes orgânicos e frescos antes das sessões.

O Cineclube tem como parceiros o 5 Elementos – Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental e Greenpeace e, neste semestre, conta com o apoio FilmAmbiente Festival , Goethe-Institut de SP, Ecomove, Matilha Cultural, ONG Plantando Consciência, SENAC, Teia-USP e Virada Sustentável.

Todas as atividades são gratuitas.

Programação
de março a julho

22.03

– “Sobre Rios e Córregos” e conversa com especialistas

26.03
– “20 anos de Greenpeace – Encontro com Kumi Naidoo” –
Mediação de Marina Person

29.03
– “Colapso”

05.04
– “A Revolução dos Cocos”

12.04
– “Celular manchado de Sangue”

19.04
– “Combustível”

26.04
– “DMT – A Molécula do Espírito” + convidados

03.05
– “Encontro Causa Comum Brasil”

10.05
– “À Margem do Lixo” + convidados

17.05
– “Milho” + convidados

24.05
– “Keralux” + convidados

31.05
– “O Veneno está na Mesa” + diretor do filme

03.06
– “Big Feira de Trocas na Virada Sustentável”

14.06
– “Palestra: Glândula Pineal”

21.06
– “Sessão Surpresa”

28.06
– “Sumiço dos Elefantes” + convidados

Feira
de Trocas: 1 de Abril, 6 de Maio, 3 de Junho e 1 de Julho – Domingos,
14h – 17h

 

Serviço

OCineclube Socioambiental Crisantempo funciona na Sala Crisantempo,
que fica na rua Fidalga, 521, Vila Madalena. Mais informações e
programação completa: (11) 3814-2850 e
www.cineclubesocioambiental.org.br.

Deixe uma resposta