Vídeo para inspirar as próximas Olimpíadas

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=wHS4AG7XJsY&feature=player_embedded[/youtube]

Foto de Darth.kibu via flickr
Foto de Darth.kibu via flickr

Nesses dias, todas as atenções estão voltadas para os Jogos Olímpicos de Londres e  para as medalhes alcançadas pelos atletas. Enquanto isso, um time vem trabalhando para que a competição se torne a mais sustentável que o mundo já viu. É a Comissão para a Sustentabilidade dos Jogos de Londres 2012, criada em 2006 para ajudar a construir um planejamento olímpico sustentável e garantir que os planos fossem cumpridos.

No dia 3 de agosto, a Comissão lançou um vídeo que explica o seu trabalho e serve de inspiração para os próximos jogos. O Brasil, que será o país cede em 2016, terá a responsabilidade de manter vivo o “espírito verde” já desenvolvido.

O vídeo mostra toda o esforço da Comissão em desenhar as estratégias e políticas chaves para que os jogos fossem mesmo sustentáveis. Desde 2007, investidores, governo e organizadores das Olimpíadas participaram de reuniões sobre o tema.

Entre muitas recomendações, estava a de que as emissões de carbono envolvidas nos jogos fossem compensadas dentro de um plano estratégico de ação. Também ficou acordado que os jogos fossem 95% livres de HFC (hidrofluorocarbonetos) – gases que aumentam o efeito estufa.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=wHS4AG7XJsY&feature=player_embedded[/youtube]

Outra iniciativa voltada a sustentabilidade nos jogos de Londres é o projeto Capital Growth. O objetivo é criar 2012 espaços para o cultivo de alimentos na capital inglesa até o final deste ano e enviar ao mundo um alerta sobre a necessidade de um sistema alimentar global mais sustentável. De 2009 até agora foram estabelecidos 1777 jardins ao redor da cidade, com o trabalho de mais de 60 mil voluntários. Leia o texto completo no Blog de Lá pra Cá.

Deixe uma resposta