Faxina pós-guerra

vietnaCinquenta anos depois de as tropas americanas espalharem cerca de 80 milhões de litros de agente laranja sobre o território vietnamita, os Estados Unidos iniciaram um projeto de limpeza em conjunto com o governo daquele país. A antiga base militar na cidade de Da Nang será a primeira a receber a iniciativa conjunta. O prazo estimado para a recuperação do solo local é de quatro anos.

O esforço é visto como um passo para remover tensões diplomáticas entre os países num momento em que o governo americano disputa o poder de influência com a China no Sudeste Asiático.

Apesar do investimento de US$ 49 milhões, muito mais será necessário para acabar com as marcas que o agente laranja deixou na sociedade vietnamita. Fabricadas pelas transnacionais Monsanto e Dow Chemical, a substância é extremamente tóxica à saúde humana.

Segundo estimativas da Cruz Vermelha, a saúde de pelo menos 3 milhões de vietnamitas já foi afetada em decorrência da exposição à substância, que continua a prejudicar a população.

Deixe uma resposta