Prata da Casa
Mineração lapidada
A pequena mineração, apesar do adjetivo, tem um papel significativo no total de recursos minerais extraídos do solo brasileiro. Dependendo do tipo de minério, chega a representar 80% da produção.
Na Amazônia, onde se concentra o principal foco da atividade, a maior ocorrência é de garimpo de ouro de aluvião, que atrai cerca de 450 mil trabalhadores.
”O que caracteriza pequenos mineradores é a falta de recursos, de gestão e de governança. Eles operam na informalidade”, explica o professor Giorgio Francesco Cesare de Tomi, do Laboratório de Planejamento e Gestão de Sistemas Georreferenciados (Lapol), da Universidade de São Paulo.
De Tomi é idealizador do Núcleo de Apoio à Pesquisa para a Pequena Mineração Responsável, no qual desenvolve trabalhos com garimpeiros que não sabem como se legalizar. “O governo tenta executar algumas medidas de apoio, mas é muito difícil. Fiscalizar uma ou duas minas da Vale é tranquilo. Mas como vistoriar milhares de pequenas operações?”, questiona.
Outro problema grave a enfrentar é o uso do mercúrio nos garimpos. Uma das alternativas apresentadas por De Tomi é a sua substituição pelo cianeto, um produto químico que, assim como o mercúrio, também consegue combinar-se com o ouro. “O cianeto é poluente se for jogado puro no meio ambiente. Mas, se for neutralizado – o que é fácil de fazer –, não tem problema. Como tudo, tem de ser usado com responsabilidade”, adverte. Leia o no site da PÁGINA22o texto na íntegra sobre a reportagem que aborda os desafios da pequena mineração no território brasileiro.
Mundo afora
Vulnerabilidade Global
Com base em um relatório que mostra os impactos e a vulnerabilidade de 184 paíse sem relação à mudança climática, o portal Dara Impact Matters apresenta as informações deforma interativa e organizada.
É possível fazer download dos conteúdos do documento, estudar mapas-múndi e verificar os perfis das nações. As emissões de gases-estufa e o risco a que os países estão expostos são classificados como baixos, moderados, altos, severos ou agudos. O objetivo é disseminar conhecimento acerca das mudanças do clima e, assim, facilitar o desenvolvimento de ações de adaptação. Acesse.
Além da Irracionalidade
Já foi provado que animais têm memória, intuições, curiosidade e sentimentos, ainda que de forma diferente do que nós humanos conhecemos. No ensaio do fotógrafo britânico Tim Flach, é quase possível experimentar oque os bichos estão sentindo, pois as imagens captam expressões e poses que lembram humanos. Não é à toa que o nome do ensaio é More than humans (ou “Mais que humanos”). Outras fotos mostram a beleza das cores nesses seres da natureza. O ensaio do premiado fotógrafo já virou livro e está rodando o mundo em exposições. Enquanto não chega ao Brasil, é possível ver as fotografias timflach.com
Vale o Click
PROCURAM-SE SOLUÇÕES
Ninguém melhor que os próprios moradores de uma cidade para sugerir boas ideias que melhorem a sua qualidade de vida, enquanto vivenciam os problemas e potencialidades locais. Por isso, o Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco) lançou o site olhonofuturo.org.br, com uma campanha para que a população de11 grandes metrópoles brasileiras envie sugestões de infraestrutura, mobilidade, urbanismo etc. As melhores ideias farão parte deum estudo que será entregue às autoridades no fim do ano.
ECO-BOM-HUMOR
De boas intenções o mundo está cheio. E de ideias “ecologicamente corretas” também. Só que nem todas são esteticamente bonitas ou funcionam na prática. Para criações como roupas de jornal velho, artesanatos de caixa de leite e vasos com sapatos crocs foi criado o bem-humorado tumblr “É sustentável, mas é horrível”. O título e as fotos falam por si só. (sustentavelhorrivel.tumblr.com)
DE OLHO NA CIDADES
Está cada vez mais completa a página do mobilize.com.br, que acompanha e avalia a mobilidade de várias cidades do Brasil. O site mobilize.org.br/acompanhe-amobilidade traz dados, indicadores, mapas, estudos, projetos e obras de mobilidade urbana. Há rankings que mostram como está a oferta de transporte público, o preço das passagens, as emissões de gases estufa e o acompanhamento de obras (e promessas de obras).