Desafio: 100 Cidades Resilientes

RF100_portuguese_ecard_v2A Fundação Rockefeller lançou o Desafio: 100 Cidades Resilientes e convida cidades do mundo inteiro a participarem dessa convocatória.

A iniciativa faz parte do compromisso de U$ 100 milhões para a criação de resiliência urbana para cidades ao redor do mundo. Nos próximos três anos, a Fundação selecionará 100 cidades no mundo inteiro que receberão apoio técnico e recursos necessários para criar e implementar um plano de resiliência urbana, além de fazer parte da Rede de 100 Cidades Resilientes.

“Com a previsão de que 75% das pessoas viverão em cidades até 2050, torna-se ainda mais importante que esses centros urbanos estejam preparados para resistir a choques e tensões provocados pela natureza ou pelo ser humano – e recuperar rapidamente de situações adversas,” disse Judith Rodin, Presidente Fundação Rockefeller. “A Fundação Rockefeller tem atuado nas áreas de resiliência urbana há quase uma década e nós buscamos ajudar mais cidades com a experiência adquirida e investimentos a fim de que as mesmas se tornem mais fortes frente aos desafios do século 21.”

As cidades serão avaliadas com base em vários critérios incluindo como responderão às necessidades específicas das populações que vivem em situação de vulnerabilidade nas suas cidades. As cidades selecionadas receberão:

• Apoio finaceiro ou técnico para identificação do “Executivo de Resilência da Cidade” (Chief Resilience Officer (CRO) para dar suporte no desenvolvimento de um plano de resiliência da sua cidade, além de fazer parte de uma rede de aprendizagem de outros CROs.

• Apoio na criação do plano de resilência da cidade acompanhado de ferramentas e recursos para implementação. Além disso, as cidades farão parte da rede internacional de 100 cidades resilientes para troca de experiências e boas práticas de resiliência entre as cidades associadas à rede.

Quem pode participar deste Desafio?
– Prefeituras ou instituições que demonstrem vínculos direto e/ou colaborativos com o poder público local;
– Cidades com mais de 50.000 habitantes. Apenas uma inscrição por cidade será aceita e acompanhada de uma carta de apoio oficial do prefeito da cidade.

Inscreva sua cidade até dia 23 de Setembro de 2013, em inglês ou português: 100resilientcities.org/register . Para mais informações, entre em contato com Elenice Tamashiro, pelo e-mail elenice@100resilientcities.org

Deixe uma resposta