Sustentabilidade Ambiental na Agenda Pós-2015

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) lançaram recentemente o relatório final da Consulta Temática sobre Sustentabilidade Ambiental na Agenda Pós-2015, realizada com o apoio dos governos da França e da Costa Rica.

O processo de consulta temática durou oito meses e envolveu universidades, centros de pensamento, representantes da sociedade civil, jovens, mulheres e homens do Norte e do Sul, que refletiram e dialogaram sobre os vínculos entre a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento humano. Um dos temas chave nas discussões foi a necessidade de que a agenda pós-2015 esteja baseada em princípios relacionados a enfoques integrados para o desenvolvimento, na igualdade, nos direitos humanos e na resiliência, a fim de integrar plenamente a sustentabilidade ambiental.

Este relatório é um exemplo muito eloquente do que está no radar dos grupos ligados ao tema da sustentabilidade e da agenda pós-2015 no âmbito das Nações Unidas.

Confira o relatório na biblioteca virtual do portal GVces.

Aron Belinky

Deixe uma resposta