Passeio e Corrida Circuito Caixa Rios e Ruas

Evento é oportunidade de conhecimento e integração com a natureza. Parque Ecológico do Tietê, Zoológico e Centro Histórico são os pontos de encontro do Circuito

Sob as milhares de avenidas e ruas da cidade de São Paulo, milhares de quilômetros de cursos d’água. Soterrados pelo planejamento urbano desordenado, fica difícil de acreditar que, na verdade, a Pauliceia nasceu às margens do rio Piratininga, atual Tamanduateí, e que ela emergiu deste e de outros rios, como o Anhangabaú e o Tietê, por onde navegavam os primeiros jesuítas que aqui se instalaram.

Foi para desvendar a história desses rios que nasce, em 2010, a Iniciativa Rios e Ruas, fruto da parceria entre o arquiteto e urbanista José Bueno e do geógrafo Luiz e Campos Jr., dedicada ao estudo da malha hidrográfica de São Paulo. Inspirado pelo movimento, Charles Groisman, fundador da IdeaAction, se juntou à dupla e criou projetos para difundir, de maneira lúdica, os conceitos acerca do tema. Além da Mostra Rios e Ruas, ele organiza agora um circuito, o Passeio e Corrida Circuito Caixa Rios e Ruas, um programa com roteiros que percorrem os rios invisíveis e suas bacias hidrográficas, revelando também os que (mal) sobrevivem até hoje, as nascentes, lagoas e riachos da cidade, transmitindo conhecimento aos participantes.

“O desenvolvimento urbano de São Paulo soterrou nos últimos 100 anos cerca de 1500 km de rios e retificou trajetórias de outros, como a do rio Tietê, que tinha curvas e agora se encontra retificado. A população paulistana foi levada a acreditar que os rios são inimigos do cidadão, por provocar mau cheiro, doenças, inundações, por impedir a ocupação e prejudicar o fluxo do trânsito”, afirma Groisman. Para ele, cada pessoa pode se tornar um agente educador, quando despertada para esta realidade, ajudando a criar uma consciência coletiva. “É uma oportunidade para reconectar-se com a natureza, mudando assim o padrão de comportamento na relação com a cidade”, completa.

O Passeio e Corrida Circuito Caixa Rios e Ruas se divide em três etapas. Em todas elas, sairão um grupo de passeio (caminhada 3 km) e outro de corrida (5 km). O primeiro evento será realizado no dia 16 de novembro e o ponto de encontro será o Parque Ecológico do Tietê, explorando a região das margens do Rio Tietê. Os participantes serão acompanhados pelos líderes da Iniciativa Rios e Ruas e de monitores especializados, que passarão informações gerais e também específicas sobre a história da bacia hidrográfica pela qual estiverem atravessando. O Manual de Etiqueta da Água, produzido pelo apoiador do circuito, o Planeta Sustentável, integra o kit do evento.

Na segunda etapa, no dia 30 de novembro, a expedição partirá do Zoológico e percorrerá as nascentes do rio Ipiranga. A última, programada para o dia 14 de dezembro, vai explorar o entorno do Vale Anhangabaú, o Centro Histórico da cidade.

Voltado a todos os interessados no tema, no bem-estar geral e/ou a amantes do esporte, o Circuito disponibiliza seu regulamento no site www.mostrarioseruas.com.br, por onde também deverão ser efetuadas as inscrições.

De acordo com Groisman, o intuito da plataforma Rios e Ruas é retomar a paisagem por debaixo de ruas, calçadas, avenidas, construções e shoppings, descobrir por onde correm os nossos rios e reposicioná-los ao ar livre.

O Passeio e Corrida Caixa Rios e Ruas conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, com o apoio da SKECHERS e do PLANETA SUSTENTÁVEL. A Organização é da CC&M Comunicação e Marketing. Idealização, criação e concepção: IdeaAction. Realização: Instituto Harmonia/Iniciativa Rios e Ruas

Deixe uma resposta