Dissertação de mestrado sobre a PÁGINA22

Compreender como a PÁGINA22 constrói o discurso sobre economia verde antes, durante e depois da Rio+20. Este foi o objetivo geral do jornalista Roberto Villar Belmonte em sua pesquisa de mestrado conduzida nos últimos anos dentro do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Concluída no mês passado, com a defesa da dissertação, a pesquisa reuniu 371 sequências discursivas recortadas de 136 textos (editoriais, notas, seções temáticas, reportagens e entrevistas) publicadas entre junho de 2009 e dezembro de 2014.

Para Belmonte, pesquisar o discurso da economia verde ajuda a identificar os sentidos que estão sendo mobilizados na sociedade brasileira e, ao analisar uma publicação especializada em temas ambientais, contribui também com os estudos sobre jornalismo ambiental no Brasil. “Com a análise da construção do discurso da economia verde em uma revista especializada em temas socioambientais, esta pesquisa procura ressaltar a importância do jornalismo ambiental em uma sociedade que precisa reagir diante das mudanças ambientais globais que vem se intensificando, causando consequências sociais e econômicas cada vez maiores entre os mais pobres”, escreve o pesquisador na introdução de sua dissertação.

Nas considerações finais, ele escreve: “Esta talvez seja a pequena contribuição desta pesquisa: mostrar como, apesar de todos os limites, a Página22 ainda consegue fazer jornalismo ambiental. Mesmo a partir de uma visão empresarial ambientalizada, a publicação pauta novas questões, discute o que muitos não querem e tantos outros sequer enxergam.”

A dissertação A construção do discurso da economia verde na Revista Página22, que traz os resultados dessa pesquisa, pode ser baixada aqui.

Deixe uma resposta