Mobifilm – 1º Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade Urbana e Segurança Viária

Quando: 12 a 14 de Agosto/2016
Onde: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000, Vila Mariana – São Paulo/SP

Temos medo de andar pela cidade. Esta é a triste realidade constatada em pesquisa recente da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre o bem-estar em seus 34 países-membros. Este fenômeno, no entanto, é mundial. A associação entre insegurança e espaço público é hoje uma incômoda novidade. O que houve para que perdêssemos parte do prazer de caminhar por nossas cidades?
O medo venceu o prazer. Andar, pedalar, se deslocar pela cidade tornou-se um desafio em tempos de violência. O grande responsável por isso é o modelo de mobilidade implantado no país, acrescido da omissão ou ineficácia de nossa legislação sobre trânsito. Discutir a mobilidade é imperativo para encontrarmos saídas para esse drama nacional.

Os números são eloqüentes: 1.3 milhões de mortos e 50 milhões de feridos graves em acidentes de trânsito no mundo a cada ano. A ONU proclamou o período de 2011 a 2020 como a década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito.

O Brasil não vem sendo um campeão nessa jornada, mas se empenha em fazer sua parte. O MOBIFILM se inspira nesse esforço, de salvar vidas e melhorar a qualidade delas nas cidades.

O Festival será realizado nos dias 12, 13 e 14 Agosto de 2016, no Centro Cultural São Paulo. No primeiro dia, haverá dois seminários internacionais sobre mobilidade e segurança viária, promovidos pela ANTP. As sessões de cinema, com filmes em diversos formatos e origens, selecionados pela curadoria do MOBIFILM, ocuparão os 2 dias restantes.

Os filmes selecionados para o Festival serão divididos em 8 categorias: Animações; Vídeo-cidadão; Escolares; Universitários; TVs; Independentes; Oficiais; Publicidade.

Durante os três dias do evento, centenas de ONGs ligadas à mobilidade e à violência de trânsito estarão presentes no Centro Cultural São Paulo.

Mais informações aqui