Infraestrutura sustentável: FGVces participa de encontro de think tanks em Genebra

FGVces participa de encontro da rede de think tanks Economic Policy Forum, em Genebra, e avança na produção de conhecimento sobre diretrizes e padrões para infraestrutura sustentável

Paulo Branco, vice-coordenador do FGVces, e Lívia Menezes Pagotto, pesquisadora do programa de Desenvolvimento Local, estiveram em Genebra no mês de junho para participar de mais um encontro da rede global de think tanks Economic Policy Forum, no âmbito da iniciativa Policy Initiative on Sustainable Infrastructure. Promovida pela agência alemã para o desenvolvimento GIZ, a rede tem o objetivo de influenciar a formulação de políticas econômicas no âmbito de fóruns como o G20, COPs e BRICS por meio de uma plataforma que promove produção de conhecimento e troca de experiências entre organizações de todo o mundo, com ênfase em economias emergentes.

Paulo e Lívia apresentaram aos participantes reunidos na cidade de Genebra os resultados intermediários de uma pesquisa comparativa (Brasil, China, Europa e EUA) sobre diretrizes e padrões para infraestrutura sustentável. O FGVces coordena o grupo de trabalho dedicado a essa temática, que conta com a participação de World Resources Institute (WRI/China), Regulatory Assistance Project (RAP/EUA) e Centro de Investigación para el Desarrollo (CIDAC/México) e foi formado em encontro anterior da rede, em Pequim. Daniela Gomes Pinto, coordenadora do programa Desenvolvimento Local, e Mario Monzoni, coordenador do FGVces, também estiveram envolvidos na elaboração da pesquisa.

blog-genebra-02

Na ocasião, outros grupos de trabalhos também compartilharam seus avanços nos temas de financiamento de infraestrutura sustentável, indicadores para mensuração da sustentabilidade e o papel de bancos nacionais e multilaterais no financiamento de projetos dessa natureza. A rede tem agora a missão de avançar na produção de conhecimento durante o segundo semestre de 2016 e, a partir daí, reunir um conjunto de recomendações a ser apresentado em fóruns estratégicos globais.

Na mesma viagem, os pesquisadores do FGVces também puderam se reunir com organizações baseadas na Suíça, tais como a UNCTAD, Internacional Trade Centre (ITC) e a OAK Foundation.

Deixe uma resposta