Mensagem da Fundação Tide Setubal – Projeto Especial

Há uma década, a Fundação Tide Setubal, criada em 2006 como uma organização familiar, atua no enfrentamento das desigualdades na periferia da Zona Leste de São Paulo. A escuta, o diálogo, a presença e a criação de vínculos com a região são pressupostos que orientam nossas ações construídas com a comunidade.

Nos primeiros dez anos, o percurso de atuação institucional deu-se no Extremo Leste de São Paulo, centrado no desenvolvimento local por meio da cultura, do esporte, do empreendedorismo, da formação para a cidadania de jovens, famílias e educadores. Com base nos resultados e aprendizagens desse percurso, assumimos o desafio de inaugurar um novo ciclo de atuação, voltado para outras periferias urbanas, para a produção de conhecimento e para a incidência em políticas públicas, estimulando a participação popular e a transparência de dados abertos e territorializados sobre alocação de recursos públicos. Buscamos, assim, contribuir para a redução das desigualdades socioespaciais e a justiça social. 

Sabemos que temos um desafio que não se pode enfrentar sozinho. As periferias são múltiplas e heterogêneas, assim como a complexidade das questões sociais. É preciso mobilização, articulação e fortalecimento de atores e instituições locais, poder público, moradores e sociedade civil para ações multidimensionais e intersetoriais, em meio aos processos contínuos de produção de desigualdades.

É preciso também espaço para debater o tema, por meio de diferentes olhares e vozes, criando diálogos capazes de construir caminhos conjuntos para a transformação social. A parceria da Fundação Tide Setubal com Página22 – neste Projeto Especial – nasce alinhada a tal perspectiva. Produzimos esta edição com o propósito de proporcionar a leitura do tema de maneira múltipla e diversa. Esperamos que o conteúdo contribua para reflexões e diálogos, inspirando ações em diferentes territórios e proporcionando encontros na busca da igualdade. 

Paula Galeano,

Superintendente-executiva da Fundação Tide Setubal

Deixe uma resposta