Lançamento da Revista Periferias

Quando: 19 de maio de 2018, às 19h
Onde: Centro de Artes da Maré (CAM) – Rua Bittencourt Sampaio, 181, Maré – Rio de Janeiro/RJ

 

Com o objetivo de aproximar pesquisadores, ativistas sociais e artistas de periferias do mundo inteiro interessados em partilhar experiências múltiplas dos territórios populares e periféricos globais, o Instituto Maria e João Aleixo (IMJA), lança neste sábado, dia 19, às 19h, a Revista PERIFERIAS, no Centro de Artes da Maré (CAM), no bairro da Maré. A publicação é em formato digital e estará disponível em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e francês. A programação de lançamento inclui roda de conversa com a equipe editorial, roda de poesia e samba.

A Revista PERIFERIAS se propõe a discutir as potências das periferias na afirmação do direito à convivência democrática no espaço urbano, suas formas e processos plurais de expressão politica, cultural, estética e social. Com periodicidade semestral, sua primeira edição tem como tema “O Paradigma da Potência”. Para abordar a perspectiva, traz artigos acadêmicos de Johan Lehman (Bélgica), presidente da ONG de Desenvolvimento Territorial Foyer; do pastor e teólogo Graham McGeoh (Escócia) junto ao professor de Comunicação Manoel Udi (Brasil), abordando o Complexo da Maré; e do sociólogo e professor Redy Lima (Cabo Verde). Além da entrevista com líder indígena, ambientalista e escritor Ailton Krenak, sobre “a Potência do sujeito coletivo”.

Considerando o nome com o qual foi batizada, a Revista PERIFERIAS não poderia trazer nada menos que a diversidade e pluralidade estética de narrativas. Assim, a publicação conta, ainda, com o ensaio fotográfico “Narrativas do Povo” dos fotógrafos e membros do Imagens do Povo e a sua Escola de Fotógrafos Populares Bira Carvalho, Francisco Valdean e Marcia Farias, todos moradores do Complexo da Maré, RJ. As Narrativas sobre prisões de Scott McMillan (Escócia), sob regime semi-aberto há 15 anos; o Coletivo Poesia Maloqueirista de São Paulo; resenha da professora e diretora da ONG Favela é Isso Aí Clarice Lisboa (BH) e os quadrinhos da professora de Arquitetura Favita Dias (Índia). Tem, ainda, a entrevista com Roberta Estrela D’Alva, Slam Master e apresentadora do programa Manos e Minas.

Confira também a edição n. 107 da PÁGINA22, que abordou o tema das periferias urbanas no Brasil

Deixe uma resposta