Projeto Especial: mensagem do Instituto Lina Galvani

Há 15 anos, dedicamo-nos a identificar e apoiar iniciativas que contribuam para ampliação das capacidades para as comunidades liderarem sua transformação social. Evidenciamos o potencial dos atores locais para que percebam seu papel no desenvolvimento da comunidade. Ao longo dessa trajetória, consolidamos o princípio de que, em vez de fazer pelo outro, devemos fazer com o outro, visando comunidades sustentáveis articuladas em redes sociais solidárias.

Contribuímos para a formação dessas redes nas localidades onde nossas associadas operam e atuam no desenvolvimento comunitário. Nesse processo que entendemos como singular, não é possível utilizar uma fórmula pronta, e sim abordagens que respeitem cada realidade. Desde 2009, fazemos uso da Terapia Comunitária Integrativa, que utiliza o formato de Rodas de Conversa como instrumento facilitador de aproximação com as comunidades, de diagnósticos participativos e de fortalecimento do tecido social. A ferramenta oferece possibilidades de escuta, fala e acolhimento, criando vínculos para que a própria comunidade tenha condições de se articular e encontrar saída para suas demandas.

Ao depararmos-nos com as questões de cada território (Campo Alegre de Lourdes-BA, Luís Eduardo Magalhães-BA, Serra do Salitre-MG e Jaguaré, em São Paulo-SP) entendemos a necessidade de formatar parcerias e formar redes multisetoriais, proporcionando uma governança com a participação fundamental do poder público, setor privado e sociedade civil. Tais “poderes” estão presentes nas reflexões promovidas em nossos eventos bianuais “Dialogando”.

Na última edição, em 2017, o encontro tratou do tema “Governança para o Desenvolvimento Territorial”, que inspirou esta publicação. A parceria firmada com a Página22 dá continuidade ao diálogo sobre o desafio de pensar e propor formas de governança que nos façam alcançar uma convergência equilibrada de atores, esforços, investimentos, recursos e ativos no território, em torno de uma agenda comum.

Agradecemos a todos que construíram conosco esta edição tão especial pois, além de dar luz a uma temática tão significativa, brinda a comemoração de nossos 15 anos de história!

De todos nós, do Instituto Lina Galvani