Restaurantes japoneses no Rio oferecem pratos ambientalmente adequados

Campanha chama atenção para a pesca sustentável e o consumo consciente. Sushimen de 17 restaurantes foram desafiados a preparar pratos com a tainha, cujo período de defeso começa em agosto

De hoje a 31 de julho, 17 restaurantes japoneses do Rio de Janeiro vão oferecer pratos com pescado obtido de forma ambientalmente adequada, sem prejudicar a espécie e seu habitat. A iniciativa é resultado de uma campanha inédita em prol do consumo consciente, que uniu a Conservação Internacional (CI) e o JAPP, recém-lançado aplicativo de delivery da culinária japonesa.

Na campanha chamada de Crush+Sustentável, os sushimen foram desafiados a trabalhar a tainha procedente da Lagoa de Araruama, Região dos Lagos, no Rio. Cerca de 600 famílias vivem desta atividade atualmente, utilizando o método do gancho, que garante a reprodução da espécie e não prejudica a vida da lagoa.

A atividade existe há mais de 300 anos e é um dos pescados trabalhados no Pesca+Sustentável, um dos programas da CI no Brasil. O intuito é chamar a atenção para o consumo consciente e o respeito ao período de defeso do peixe, que inicia em agosto.

Essas peças, apelidadas de “crushes” pelo JAPP, serão elaboradas com insumos ambientalmente corretos e chegarão como cortesia para o cliente que fizer o pedido de um combinado pelo aplicativo no período da campanha. Atualmente, o app destina 1% da arrecadação dos restaurantes para o Pesca+Sustentável.

Com o apoio de profissionais da CI-Brasil, a tainha da Lagoa de Araruama está sendo rastreada em toda sua cadeia produtiva. Nesta campanha, o consumidor poderá atestar este percurso através de um QR Code que acompanha o Crush+Sustentável. Ali estão origem, data da pesca, características da espécie e até uma mensagem do pescador agradecendo a escolha responsável.

Restaurantes participantes: Azumi (Copacabana), Aloha (Copacabana), Deusimar (Leblon), Ipiatti (Barra da Tijuca/ Botafogo), Japa B (Jardim Botânico), Ki (Lagoa), Konomi Ai (Recreio), Lapamaki (Copa/Centro/Ipanema), Mitsuba (Tijuca), Samurai San (Flamengo), Sushi Rio (Botafogo), Tropical (Barra da Tijuca), Togu (Leblon), Toruk (Copacabana) e Yumê (Jardim Botânico).