Por Flavia Pardini
A futura geração de executivos sabe que os valores de uma empresa estão intimamente relacionados à reputação, e esta, por sua vez, à performance fi nanceira da companhia. Ainda assim, fatores como “governança corporativa e ética”, “responsabilidade social e envolvimento com a comunidade” e “política ambiental” são os menos importantes na hora de escolher onde trabalhar. Pelo menos de acordo com uma pesquisa que ouviu 527 estudantes de MBA — de 57 nacionalidades diferentes — de 12 das melhores escolas de negócios dos EUA, da Europa e da Ásia a pedido da consultoria Hill & Knowlton. As entrevistas foram realizadas em maio, outubro e novembro de 2007.
Ao deixar a escola e procurar emprego, os entrevistados disseram que os elementos mais importantes são a cultura corporativa, o ambiente de trabalho, salário e benefícios e a satisfação dos empregados. Em seguida, tópicos ligados à performance das empresas: a qualidade dos produtos e serviços, o desempenho fi nanceiro e a possibilidade de crescimento. A oportunidade de construir uma carreira é muito importante na hora de decidir onde trabalhar para 95% dos estudantes, mas as políticas ambientais da empresa fazem a diferença para apenas 34%. Menos do que a “mensagem de marketing e branding” da companhia, que aparece com 48%.
Independente de onde acabarão trabalhando, 84% dos entrevistados se mostraram muito ou razoavelmente interessados em se tornar Chief Executive Offi cer (CEO) ou Chief Financial Offi cer (CFO) um dia. A intenção da pesquisa foi perceber quão importante é a reputação corporativa no que a Hill & Knowlton chama de “guerra por talentos”.
Por Flavia Pardini
A futura geração de executivos sabe que os valores de uma empresa estão intimamente relacionados à reputação, e esta, por sua vez, à performance fi nanceira da companhia. Ainda assim, fatores como “governança corporativa e ética”, “responsabilidade social e envolvimento com a comunidade” e “política ambiental” são os menos importantes na hora de escolher onde trabalhar. Pelo menos de acordo com uma pesquisa que ouviu 527 estudantes de MBA — de 57 nacionalidades diferentes — de 12 das melhores escolas de negócios dos EUA, da Europa e da Ásia a pedido da consultoria Hill & Knowlton. As entrevistas foram realizadas em maio, outubro e novembro de 2007.
Ao deixar a escola e procurar emprego, os entrevistados disseram que os elementos mais importantes são a cultura corporativa, o ambiente de trabalho, salário e benefícios e a satisfação dos empregados. Em seguida, tópicos ligados à performance das empresas: a qualidade dos produtos e serviços, o desempenho fi nanceiro e a possibilidade de crescimento. A oportunidade de construir uma carreira é muito importante na hora de decidir onde trabalhar para 95% dos estudantes, mas as políticas ambientais da empresa fazem a diferença para apenas 34%. Menos do que a “mensagem de marketing e branding” da companhia, que aparece com 48%.
Independente de onde acabarão trabalhando, 84% dos entrevistados se mostraram muito ou razoavelmente interessados em se tornar Chief Executive Offi cer (CEO) ou Chief Financial Offi cer (CFO) um dia. A intenção da pesquisa foi perceber quão importante é a reputação corporativa no que a Hill & Knowlton chama de “guerra por talentos”.
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