WEB

Prata da Casa

 Pergunte ao presidente do Congresso Nacional

Thiago Melo/Flickr

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em meio a tanta efervescência e questionamentos sobre os rumos da política brasileira, um dos maiores desafios de PÁGINA22 é conseguir filtrar as informações mais importantes para contribuir positivamente com as discussões que surgem. Nessa avalanche de fatos e personagens novos, lidamos com o questionamento de quem ouvir sobre o quê. Queremos aproveitar o Zeitgeist, ou o espírito da época. Esse sentimento que tomou as ruas e as mentes dos brasileiros.

Por isso, pedimos ajuda aos leitores e internautas para construir uma entrevista colaborativa. O entrevistado é Renan Calheiros, presidente do Congresso Nacional. A instituição é um dos símbolos do poder decisório, principal alvo de questionamento pelos protestos que desde junho tomaram conta do País. Ao mesmo tempo em que são alvejados pela opinião pública, Senado e Câmara dos Deputados também tentam se reconciliar com ela, estabelecendo uma agenda positiva de trabalho.

Se você pudesse entrevistar o Renan Calheiros, que pergunta faria a ele? Envie sua sugestão pelas nossas redes sociais ou por e-mail para site@pagina22.com.br. Não é necessário se identificar. Até o final de agosto, vamos selecionar as melhores perguntas e enviá-las para o presidente do Congresso Nacional. Caso o senador nos atenda, as respostas poderão ser vistas em nosso site.

O importante é que a sua participação ajude a criar um termômetro do que os cidadãos pensam sobre o cenário político atual. Ou, ao menos, um retrato histórico de um momento com mais perguntas que respostas. – Por Carol Nunes

Mundo Afora

1,8 metro de planeta

NOAA

 

O Science on a Sphere, ou “Ciência em Uma Esfera”, é uma ferramenta educacional desenvolvida pela agência de oceanos e atmosfera dos Estados Unidos (Noaa) para explicar de forma didática os vários fenômenos naturais e informações relevantes sobre a Terra. Alguns museus têm esferas físicas de 1,8 metro de diâmetro em que as imagens são projetadas. Mas elas podem ser vistas no site , que traz explicações em fotos e vídeos, como uma imagem do Polo Norte durante o solstício de verão e a localização das terras para agricultura destinadas à alimentação de pessoas ou animais. Há uma seção especial para professores que queiram usar o material em aulas.

Demografia destrinchada

Quantas pessoas nascerão ou morrerão até que você termine de ler essa nota? No site worldometers.info dá para descobrir. Nele estão os números de nascimentos e mortes na Terra atualizados a cada segundo. O mais interessante, no entanto, são os vários gráficos e dados que analisam a demografia desde que o homem desenvolveu a agricultura, no ano 8 mil a.C., quando havia 5 milhões habitantes, até os dias atuais. Há mapas de densidade populacional por regiões, países e até religiões. Se você levou 25 segundos para ler, saiba que nasceram 249 pessoas e outras 82 morreram.

Vale o Click

Canal experimental

Saprktography/FLICKR
Saprktography/ FLICKR

A TV Imago é um canal na internet com grade fixa e exclusiva. Os programas têm em comum um conteúdo que busca a valorização da diversidade cultural e a linguagem independente e experimental. Um deles é o “Cultura do Bem”, no qual videorreportagens destacam projetos que unem arte, sustentabilidade e cidadania.


Placar final

Qual legado você quer da Copa do Mundo de 2014? A pergunta é feita para os brasileiros pela campanha “Somos tod@s titulares”, criado por Ashoka e Streetfootballworld. As respostas devem ser enviadas em formato de vídeo com até 20 segundos para serem divulgadas em facebook.com/somostodostitulares. O objetivo é dar voz e sensibilizar as pessoas. “Queremos que todos se sintam titulares do time do legado social dos megaeventos esportivos!”, frisa a campanha.

Central de invenções

Pinos para ser colocados em luvas que permitem o uso de telas sensíveis ao toque, tábuas com gavetas acopladas pra depositar a comida recémcortada e cabides dobráveis são algumas das invenções criativas postadas no Quirky.com. Toda semana, o site divulga três ideias de pessoas comuns, não ligadas a empresas, para que os internautas opinem. As melhores entram em comercialização por sites e lojas como Best Buy e Amazon. Há muita criatividade para o nosso dia a dia.

Deixe uma resposta