GVces lança estudo sobre como quantificar emissões

Para auxiliar na elaboração de um raio-X sobre emissões de gases de efeito estufa (GEE) no País, o Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV divulgou em setembro o estudo Requerimentos para um Sistema Nacional de Monitoramento, Relato e Verificação. O documento apresenta de forma detalhada os principais tópicos relacionados ao Monitoramento, Relato e Verificação (MRV) de emissões e traz recomendações para seu estabelecimento.

Esse sistema, dividido em três etapas, é fundamental para a contabilização e divulgação de informações acuradas sobre emissões de GEE, sobre quem emitiu, quais foram as fontes e como os emissores se comportaram em relação a metas.

O documento foi desenvolvido para o Ministério da Fazenda no âmbito do Projeto Elementos para um Mercado de Carbono. E busca contribuir para a construção de um sistema nacional de MRV capaz de dar suporte à orientação e avaliação de políticas sobre mudança do clima e a definição de instrumentos econômicos.

“Um dos objetivos é promover a discussão sobre a importância do Sistema de MRV e de seus objetivos, que pode ir além do estabelecimento de instrumentos econômicos. Entender as emissões, no menor nível organizacional possível, é um passo importante também para a orientação e avaliação de políticas sobre mudança do clima já existentes. E para dar suporte à construção de novas políticas públicas”, diz Guarany Osório, coordenador do Programa de Política e Economia Ambiental do GVces. Acesse o estudo aqui.

Deixe uma resposta