P22_ON: Soluções baseadas na Natureza (SbN)

Nos últimos anos, diversas iniciativas surgiram ao redor do mundo que buscam enfrentar problemas e desafios contemporâneos importantes da humanidade, como o avanço do nível do mar, a escassez hídrica e a perda da biodiversidade inspirados em processos naturais, observados comumente em ecossistemas saudáveis.
São as chamadas Soluções baseadas na Natureza (SbN), termo cunhado pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), que estabelece sete princípios para sua estruturação:

‒ Entregar uma solução efetiva para um desafio global utilizando a natureza;

‒ Fornecer benefícios da biodiversidade em termos de diversidade e ecossistemas bem manejados;

‒ Apresentar a melhor relação custo-efetividade quando comparada com outras soluções;

‒ Ser comunicada de maneira simples e convincente;

‒ Poder ser medida, verificada e replicada;

‒ Respeitar e reforçar os direitos das comunidades sobre os recursos naturais;

‒ Atrelar fontes de financiamento público e privadas;

Aqui no Brasil, a Fundação Grupo Boticário, filiada à IUCN, tem adotado ações para divulgar esses conceitos e práticas.

Esta edição de P22_ON apresenta o resultado da primeira chamada de casos de SbN feita no País, por iniciativa da Fundação.

O objetivo é identificar e dar reconhecimento aos projetos que demonstram como a natureza pode ser parte da solução para diversas demandas da sociedade.

Nas reportagens e depoimentos produzidos, você poderá aprofundar seus conhecimentos sobre o conceito das SbN e conhecer em detalhes os 15 casos selecionados na chamada – eles estão organizados em tipos de solução para demandas da sociedade: oferta de recursos hídricos, gestão municipal, cadeias produtivas, qualidade da água e ambientes marinhos.

Confira mais em www.p22on.com.br/sbn

Deixe uma resposta