A bossa lançada pela São Paulo Fashion Week de neutralizar as emissões de gases de efeito estufa vai virar obrigação para os realizadores de eventos – shows, concertos, exposições e afins – nos parques do município de São Paulo (mais na reportagem “A Febre do Carbono Neutro“)
Uma portaria assinada pelo secretário do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, e publicada em 24 de janeiro, dá prazo de 60 dias para que os eventos realizados nos 32 parques municipais passem a compensar suas emissões por meio do plantio de árvores. Os responsáveis terão de apresentar estimativa de emissões antes do evento e, depois dele, pagar pelo plantio de árvores suficientes para compensar os gases efetivamente emitidos. Além de dar destino adequado aos resíduos gerados.
A secretaria estima em cerca de 200 os eventos em parques municipais em 2006, mas avisa que o foco será o Parque do Ibirapuera, onde os eventos costumam atrair grande número de pessoas. A determinação de compensação pelas emissões fará parte de proposta para uma política municipal de mudanças climáticas, a ser apresentada em seis meses.