Apesar de quase dois anos e meio de trabalho, o processo de discussão da norma ISO 26000 de responsabilidade social ainda tem muito a percorrer. Na última reunião plenária do Grupo de Trabalho da ISO, encerrada em 2 de fevereiro em Sydney, na Austrália, o prazo para publicação da norma foi adiado de 2008 para 2009.
No encontro, os representantes dos seis grupos de stakeholders envolvidos – indústria, consumidores, trabalhadores, ONGs, governos e serviços, suporte e outros – discutiram uma segunda versão da norma, um working draft, que incorpora mais de 5 mil comentários feitos ao longo do processo.
Uma terceira versão será levada ao próximo encontro, o quinto desde o início do processo, previsto para 5 a 12 de novembro, em Viena, na Áustria. “A expectativa é que o documento, em Viena, passe para um nível mais maduro, um committee draft”, diz Aron Belinky, que ocupa a cadeira de especialista em ONGs pelo Brasil nas discussões da ISO 26000.
Durante 2007 serão aparadas arestas que, segundo Belinky, ainda são muitas. E aberto um novo período de consultas informais – de 30 de março a 20 de abril – e formais – de 20 de julho a 31 de agosto. Para participar, é preciso contatar um dos representantes de stakeholders nos grupos de trabalho. No Brasil, o contato pode ser feito via Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Instituto Ethos e Grupo de Articulação das ONGs (GAO).