Por Flavia Pardini
Se ainda não sabiam, as companhias multinacionais têm mais uma prova de que sua performance ambiental pode infl uenciar o consumidor na hora da compra. Um scorecard lançado em junho pela Climate Counts, uma organização americana sem fins lucrativos, listou 56 grandes corporações em relação ao que estão fazendo quanto às mudanças climáticas.
A Climate Counts diz adotar 22 critérios para determinar se as companhias conhecem e medem o tamanho de sua pegada climática, se estão reduzindo seu impacto em relação ao aquecimento global, se apóiam ou não legislação sobre o tema e se divulgam suas ações ao público de maneira clara e abrangente. O resultado são notas de zero a 100. Na primeira avaliação, as notas mais altas fi caram em torno de 70 e seis delas tiraram zero. Os resultados podem ser acessados em www.climatecounts.org.
A Climate Counts foi fundada pela Stonyfi eld Farm, uma fabricante americana de iogurtes orgânicos adquirida pela Danone em 2005, em parceria com a ONG Clean Air-Cool Planet. Nem bem nasceu, o scorecard climático já sofre críticas, especialmente por se dedicar a grandes corporações, deixando de lado empresas médias e pequenas e, especialmente, as de atuação local. Além de questões sociais e de direitos humanos.