Por Flavia Pardini
Uma síntese socioambiental do Brasil de hoje é o que estudantes, estudiosos e o público em geral vão ganhar com a chegada às livrarias, em novembro, da segunda edição do Almanaque Brasil Socioambiental, publicação do Instituto Socioambiental (ISA). A primeira edição, que circulou em 2005, foi sucesso absoluto de público e seus 18 mil exemplares esgotaram-se em alguns meses. Desta vez, o ISA está colocando 25 mil cópias na praça e vai doar 10 mil para bibliotecas e escolas públicas.
Mais de 120 especialistas e jornalistas colaboraram para a nova edição do almanaque, organizada em 11 capítulos temáticos, 85 verbetes e dez ensaios fotográficos. Uma das estrelas é o fotógrafo Sebastião Salgado, que oferece uma prévia de seu mais recente trabalho, Gênesis, um olhar sobre o estado do mundo. Permeando todos os capítulos estão referências às mudanças climáticas, que ajudam a mostrar a interdependência entre os temas econômicos, ambientais e sociais.
A produção do almanaque – impresso em papel reciclado – contou com o apoio da AES Eletropaulo e da Lei de Incentivo à Cultura. O ISA promete nova versão, revista e ampliada, para 2009.