Por Ricardo Barreto
Esse é um dos “gritos de guerra” entoados pelos ciclistas organizados em São Paulo durante as atividades do Dia Mundial Sem Carro. A julgar por uma pesquisa Ibope encomendada pelo Movimento Nossa São Paulo, pode estar surtindo efeito.
A pesquisa sobre trânsito e poluição foi realizada pelo segundo ano consecutivo e a rejeição ao uso das bikes na cidade, superior a 30% no ano passado, caiu para cerca de 20%. As condições necessárias para adoção desse meio de transporte são ciclovias, segurança para os ciclistas, sinalização e bicicletários, apontaram os entrevistados.
Para quem não vai de bike, deixar o carro em casa depende de melhorias no sistema de transporte público nos quesitos conforto, tempo de espera e cobertura dos itinerários, além da redução do preço das passagens.
Para 60% dos entrevistados, a possibilidade de trabalhar e desfrutar de serviços públicos e de lazer próximos de casa teria grande influência sobre a mobilidade, mas percentual equivalente criticou o poder público por fazer pouco ou nada para a estruturação dos bairros nesse sentido.
A pesquisa, que ouviu 805 paulistanos acima de 16 anos, foi divulgada em 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro, com a presença da maioria dos candidatos a prefeito. O levantamento mostra que o trânsito é visto como o segundo pior problema da cidade de São Paulo, perdendo apenas para a saúde. A poluição vem em quarto lugar. Confira a pesquisa completa.