Histórias e ideias de quem lê Página 22
Durante uma reunião de conjuntura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em 2005, o economista Sergio Besserman Vianna sugeriu que se discutissem os assuntos mais importantes do momento: mudanças climáticas e gripe aviária. Sua proposta gerou gargalhadas entre os colegas. No dia seguinte, os jornais noticiaram que a pauta da primeira reunião das Academias de Ciência do G-8 era justamente a mesma sugerida por ele. E passou a andar com um jornal de baixo do braço para confrontar eventuais piadistas nos corredores.
Besserman sempre foi assim, um tanto diferenciado de seus pares. Professor da PUC-RJ, ele ajudou a fundar e mais tarde dirigiu a primeira gerência de meio ambiente do BNDES, onde fez carreira. Também presidiu o IBGE. Para ele, a variável ambiental vem sendo bem internalizada pelo banco, mas faltaria atuar mais no novo mercado possibilitado pela crise climática, nas áreas de tecnologia e créditos de carbono.
Na qualidade de comentarista da Rádio CBN e do canal GloboNews, Besserman também tem críticas à imprensa. A começar pelo uso do termo “cético” para designar os cientistas que contestam a existência do aquecimento global: “Cético é aquele que fundamenta suas convicções em evidências. Esses caras, na verdade, são os crentes”. Sobre a Página22, ele não economiza elogios: “É um presente, uma conquista dos leitores. As matérias são aprofundadas. Nessa temática, é uma contribuição nova”.
Besserman é carioca, flamenguista, observador de pássaros, morador e apaixonado por Copacabana, apesar de dizer que o bairro “tem mais problemas do que banco de investimentos americano que apostou tudo em imóveis segurados pela AIG em New Orleans”. Como presidente do Instituto Pereira Passos, órgão municipal de urbanismo, ele participa da formulação do primeiro plano de mudanças climáticas da cidade do Rio de Janeiro. Se depender dele, nenhuma elevação do nível do mar vai “lavar” Copacabana do mapa.
Se você deseja participar desta seção, escreva para redacao@pagina 22.com.br e conte um pouco sobre você e seus projetos . Para se comunicar com Sergio Besserman, escreva para sergiobesserman@pcrj.rj.gov.br