A Cidade de São Paulo está com uma programação interessante de filmes que tratam de questões ambientais e de sustentabilidade. Três endereços organizam mostras temáticas:
Cine-clube Socioambiental
É a mostra da Sala Crisantempo, um centro cultural com cursos de dança e espetáculos de artes cênicas e música. Com apoio das ONGs Greenpeace e 5 Elementos, a programação traz principalmente documentários que fazem denúncias e abordam problemas socioambientais no Brasil e no mundo. A programação de junho vai até dia 24, na R. Fidalga, 521.
Jornadas do Espírito
Com uma pegada mais poética, a mostra que tem lugar nas bibliotecas municipais Viriato Correa (Av. Sena Madureira, 298 – Vila Mariana) e Roberto Santos (R. Cisplatina, 505 – Ipiranga) reúne os chamados filmes não-verbais. São aqueles sem atores, com estrutura de roteiro mais parecida com colagens de cenas, e diálogos mínimos. Imagens em movimento do mundo inteiro dão a tônica das películas, que buscam despertar sensações e reflexões sobre a relação do homem com o ambiente.
Vários filmes estão em exibição. Um que recomendo é o “Migração Alada”, que acompanha as viagens de algumas espécies de pássaros pelo globo terrestere. O encontro com o homem é inevitável mas o olhar lançado pelo filme não é panfletário e o expectador é surpreendido pelos acasos da mesma forma que os pássaros.
Programação completa:
Boa sessão!
Ricardo Barretto