No momento em que nos damos conta, com espanto, de que o Brasil precisa importar material reciclável a despeito de todo o lixo gerado domesticamente – o que abre brechas para o envio criminoso de resíduos tóxicos, como as toneladas que chegaram do Reino Unido no Porto de Santos -, chama atenção a história de vida de Jocemar Silveira, de 39 anos.
O ex-catador de material reciclável – que fez até o Ensino Fundamental e virou um autodidata no tema do lixo, além de líder comunitário e educador ambiental – criou uma série de inventos: de prensas para PET, papel, papelão, plástico e alumínio, moinhos para triturar polímeros, até sistemas biodigestores de esgoto doméstico, com captação e uso do gás metano. “A necessidade faz o cidadão”, diz, ao contar o que o moveu nessa trajetória.
As prensas vêm ganhando versões mais eficientes desde que Jocemar foi premiado em 2002 pela Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet). Ganharam patente e despertam o interesse da indústria. Segundo ele, a Tetra Pak, por exemplo, já comprou 30 equipamentos para cooperativas que lhe fornecem o material reciclável. A Alcan estuda fazer o mesmo. As prensas são cruciais no processo de reciclagem, pois, quanto menor o volume que o lixo ocupa, mais viáveis economicamente se tornam o armazenamento e a logística. E as inventadas por Jocemar custam menos que as disponíveis no mercado.
O moinho desenvolvido por ele também se tornou acessível às cooperativas, pois é alimentado por energia monofásica, e não trifásica, usada em indústrias. Com isso, permite a geração de renda e a agregação de valor de maneira descentralizada.
Hoje, Jocemar está em busca de apoio- privado, público e até internacional – para implantar uma planta biodigestora orçada em R$ 2 milhões, com o objetivo de processar o esgoto de 400 residências na Cidade Júlia, na divisa entre São Paulo e Diadema, e gerar 560 metros cúbicos de gás metano por dia, além de empregos. Um gás que pode ser canalizado para a cozinha das residências, transformado em energia elétrica ou em gás veicular.
Contatos: jocemarsilveira@yahoo.com.br e ultrapuro@gmail.com