Histórias e ideias de quem lê Página22
Oswaldo Gonçalves Junior está na reta final do seu doutorado. Nos últimos dois anos, passou meses entre os Estados do Ceará, Rio Grande do Norte e da Paraíba, o Semiárido brasileiro onde para o senso comum nada brota e o clima torna a vida mais difícil. Pesquisando experiências de caprinovinocultura em diversas cidades da região, Oswaldo observou iniciativas de desenvolvimento local transformadoras e distantes da antiga ideologia do combate à seca, em que o caminhão-pipa virava o mecanismo eleitoreiro eficiente.
Na longínqua Mossoró (RN), Seu Neto vivia de bicos com a família, quando ganhou um lote de terra em assentamento do Incra. Frequentou o programa municipal de estímulo à caprinovinocultura e seguiu à risca as orientações dos técnicos, dando corpo à criação de cabras. Hoje tem ao menos 200 animais, vários hectares de milho, eletrodomésticos, uma moto e uma vida digna exatamente no lugar onde nasceu.
Experiências como a do Seu Neto mudaram as visões de Oswaldo. “O que me surpreendeu foi nossa percepção de Sudeste ainda distorcida sobre o que acontece lá e a qualidade das instituições, técnicos e até prefeitos de cidades muito pequenas, com visão progressista e sustentável.”
O objeto dos estudos de Oswaldo é o desenvolvimento. E, para ele, ainda não há solução que não implique as políticas públicas, ainda que tenham sido buriladas por especialistas fora dos governos. Quem impulsiona casos como o de Seu Neto, por exemplo, é o Programa do Leite do Estado do Rio Grande do Norte. O preço pago pelo litro do leite de cabra é R$ 1,20 – este valor mais a certeza da compra da produção são essenciais aos pequenos produtores.
Oswaldo espera voltar para rever os amigos do Semiárido logo que terminar a pesquisa do doutorado pela Fundação Getulio Vargas. Mostrar suas contribuições para o tema, em parte, como troca justa pelos meses de observação e, por que não, encantamento.
Se você dese ja participar desta seção, escreva para redacao @pa gina22.com .br e co nte um pouco sobre você e seus pro jetos . Para se comu nicar com Oswa ldo Go nçalves Junior , escreva para os goju@yahoo.com.br .