Criar empregos, ou ao menos evitar quedesapareçam, é um dos objetivos doprograma Cash for Clunkers, criado pelogoverno americano para incentivar a trocade carros antigos e pouco eficientes pormodelos novos. Iniciado em 27 de julho, oprograma foi um sucesso e consumiu seuorçamento em menos de um mês. Segundoo Conselho de Assessores Econômicos daCasa Branca, os resultados serão umimpulso à atividade econômica e a criaçãoou manutenção de 42 mil empregos.
O programa retirou 700 mil carrosvelhos das ruas e concedeu US$ 2,887bilhões em incentivos para a compra deveículos mais eficientes – os maisprocurados foram modelos da Ford, Toyota e Honda. “Além disso, o programa traz boas notícias para o meio ambiente”, disse o Departamento de Transportes em press release, citando uma melhora de 58% na performance média dos veículos adquiridos (24,9 milhas por galão de gasolina) em relação aos substituídos (15,8 mpg).
Mas, segundo Christopher Knittel, economista da Universidade da Califórnia em Davis, o programa foi uma maneira cara de retirar CO2 da atmosfera. Usando estimativas sobre a performance, tempo de uso dos veículos substituídos e adquiridos e o valor do incentivo dado pelo governo, Knittel calculou que, na melhor das hipóteses, o governo pagou US$ 237 por tonelada de CO2 não emitida – o preço no mercado europeu está em cerca de US$ 20. “Até assumi que os motoristas não vão mudar seus hábitos, embora alguns analistas sugiram que proprietários de carros novos dirigem mais do que se tivessem mantido seus carros velhos”, disse.