Por favor, obrigado, desculpe-me. Em Belo Horizonte, as palavras mágicas que marcam o relacionamento agradável entre as pessoas pedem licença. Os gestos de respeito ganham destaque no Programa Gentileza Urbana, que incentiva um melhor convívio entre os cidadãos, em diversas situações do dia a dia.
A mensagem da gentileza é abordada diante de temas como violência, saúde, qualidade de vida, trabalho, meio ambiente, educação e desafios no trânsito. No começo de novembro, a mascote do projeto entrou em campo no Estádio do Mineirão, para promover a paz. Outra iniciativa se constitui na produção de cartilhas bimestrais, com tiragem de 4 mil exemplares, distribuídos na região metropolitana da capital.
“Por meio do estímulo a ações de cidadania, contribui-se para a melhoria do bem-estar. O Gentileza Urbana traz ao debate assuntos que, embora sejam fundamentais, muitas vezes se perdem na correria da vida moderna. O desafio é resgatar os valores da gentileza, mostrando que eles podem se incorporar ao nosso cotidiano”, diz Marco Antonio Lage, diretor de Comunicação Corporativa da Fiat.
Lançado em outubro deste ano, o programa está previsto para durar até setembro de 2010.