O que PESA mais ? Uma coleta seletiva escondida na esquina da praça ou um megaoutdoor da Guess no centro do conjunto arquitetônico mais visitado do mundo, com todo seu estímulo ao consumo?
Os dilemas da sustentabilidade não poupam Veneza. O patrimônio da humanidade sofre com a falta de recursos para restauro e reforma de prédios, museus, pontes, igrejas. O patrocínio de grupos de moda tem feito o serviço impossível para os cofres públicos, que, primeiro, precisam cuidar para que os 12 milhões de turistas que a cidade recebe por ano não andem sob água com as enchentes cada vez mais frequentes. Passarelas de ferro são estrategicamente espalhadas por Veneza e montadas rapidamente para o caso da “água alta”, enquanto a multidão passeia pelo centro coalhado de outdoors de extremo mau gosto, diga-se.
A Ponte dos Suspiros (foto), por exemplo, ganhou céu e nuvens artificiais e uma modelo photoshopada flutuando por entre o casario medieval. A marca está patrocinando o restauro do Palácio Ducal, residência dos governantes venezianos nos séculos XIV e XV. Outra situação, motivo de um funeral protesto em novembro, é o despovoamento da cidade.
Barcos e gôndolas navegaram pelo Grande Canal seguindo um caixão rosa, que simbolizava a morte da cidade. A iniciativa buscou chamar atenção para a redução dos habitantes de 120 mil na década de 1960 para abaixo dos 60 mil agora. Pressionados pelo turismo, que eleva os preços dos aluguéis, alimentação e custo de vida em geral, as pessoas estão deixando Veneza.
O movimento fez ainda uma coleta de assinaturas entre pessoas que querem “se tornar venezianas”.
De dentro pra fora, de fora pra dentro
O grafite entrou pela porta principal e foi se alojar no subsolo do Masp. Munidos de 700 litros de tinta látex e 600 latas de spray, os artistas Carlos Dias, Daniel Melim, Ramon Martins, Stephan Doitschinoff, Titi Freak e Zezão cobriram 1.500 metros quadrados de chão e paredes da galeria subterrânea do museu.
Unidos pela origem e destino – começaram suas carreiras pintando as ruas de São Paulo, fazendo grafite e outras intervenções – o grupo foi convidado pelo Masp para apresentar suas trajetórias de quase duas décadas de produção artística na rua. Com seis grandes murais concebidos e realizados para a mostra do Masp, eles ocuparão todo o Hall Cívico e o Mezanino até fevereiro de 2010. De dentro para fora / De fora para dentro tem a meta de alcançar 150 mil visitantes até lá, quando tudo será apagado, porque o grafite é efêmero. Da ilegalidade às instituições de renome, é bom lembrar que essa arte precisou de um impulso de fora (do País) para acontecer no Brasil. Até 5 de fevereiro de 2010, de terças a domingos, com entrada gratuita na terça.
Avec élégance
A professora de francês Isabela Lages é uma aventureira na terra da fumaça com oportunidades. Em São Paulo, resolveu que ia cantar e já leva dois anos no projeto Suite, um trio que entoa canções francesas, sem patrocínio de Ano da França no Brasil. A persuasão são mesmo a voz e a personalidade da mineira cantante e seus músicos competentes. As apresentações acontecem em bares da Rua Augusta e no Clube Berlim, na Barra Funda. Atenção para a versão original de Voyage Voyage. O figurino e a atmosfera de Moulin Rouge também são impagáveis. Veja aqui um aperitivo.
Vermelho nos tubos de concreto
Quem passar pelas avenidas Juscelino Kubitschek ou República do Líbano, em São Paulo, pode notar novidades no cenário. Com o objetivo de transformar espaços urbanos em lugares mais agradáveis e coloridos, sete artistas nacionais e internacionais cobriram com obras exclusivas 11 saídas de ar de concreto dos túneis sobre o Parque do Ibirapuera e o Rio Pinheiros. São murais artísticos verticais, e o maior deles tem 12 metros de altura, num total de 400 metros quadrados. A iniciativa faz parte do projeto ROJO®Out Urban Stage São Paulo, com patrocínio da Smart e apoio das tintas Suvinil e da Prefeitura de São Paulo. A organização ROJO começou em Barcelona, em 2006, transformando outdoors em painéis de arte. Como por aqui eles foram banidos, a tinta foi parar nos tubos de concreto.