Em paralelo às discussões políticas aqui em Copenhague, a COP-15 traz uma diversidade enorme de temas relacionados ao clima: pesquisa científica, ações de comunidades, conferências de populações tradicionais, questóes-chave para países me diferentes partes do mundo e para regiões dentro desses países e para comunidades dentro dessas regiões … enfim, realmente variada a coisa.
Hoje estiver no encontro do World College Movement, um movimento que reúne estudantes universitários de todo o mundo em prol da sustentabilidade. Obviamente o clima tem sido o principal foco de ação do movimento, por meio de palestras, participação em campanhas como a Tic-Tac, intercâmbios, debates, iniciativas de suporte a comunidades locais etc. A conferência do WCM acabou sendo mais um mosaico de percepções e experiências dos integrantes. Abaixo, alguns pontos destacados por eles para uma ação pelo clima no contexto da educação pela sustentabilidade:
– pequenas mas poderosas células de mudança por um futuro sustentável
– nossa educação não é sobre fatos e números mas sim sobre o que acontece nos bastidores, ou seja, as relações humanas: o mundo é muito pequeno para estarmos divididos
– acreditamos em aprender fazendo
– muitas vezes aprendemos mais com os amigos do que com os professores
– achamos importante encontrar força nas outras pessoas
– devemos agir pela paz no mundo e para isso é preciso entendermos uns aos outros e para isso é preciso nos conhecermos
– comparitlhar do presente é um bom caminho para construir um futuro comum
Ricardo Barretto