O terremoto no Haiti é a mais recente adição a uma já longa lista de eventos que reafirma a importância das mídias digitais durante crises. Desta vez, várias iniciativas visam direcionar o uso do Twitter, Facebook e outras “mídias sociais” para organizar os esforços de resgate e reconstrução – e não apenas para informar o público internacional.
Uma delas, chamada Tweak the Tweet e promovida pelo Project Epic das universidades do Colorado (em Boulder) e da Califórnia (em Irvine), destina-se a criar uma hierarquia nas hashtags do Twitter – palavras antecedidas do símbolo # que ajudam a descrever um termo e permitem que ele seja encontrado por meio de busca.
A ideia é facilitar a identificação de mensagens do Twitter por computador para que as informações possam ser automaticamente categorizadas e priorizadas. Mais no site.
Outra inovação é o site Ushahidi, que permite o envio de informações por qualquer pessoa que tenha um aparelho com conexão digital. Ao receber as informações, o Ushahidi imediatamente as insere em um mapa interativo que pode ser visto em qualquer computador ou smartphone. No caso do Haiti, o mapa permite à comunidade de ajuda humanitária visualizar as localidades onde a situação é mais urgente, onde há casos de saques ou de contaminação de água. O sistema é open source e qualquer pessoa pode contribuir para melhorá-lo. Confira aqui.