O Barômetro da Confiança, pesquisa feita pela empresa de relações públicas Edelman, apontou em 2010 a emergência de uma nova reputação corporativa, em que confi ança e transparência são tão importantes quanto resultados financeiros e qualidade de produtos e serviços no julgamento que os consumidores fazem de empresas e marcas com que se relacionam.
No caso das companhias americanas, 83% dos consumidores disseram que transparência e práticas honestas são o fator mais importante para a reputação de uma empresa. Alta qualidade de produtos e serviços aparece com 79%, seguida de comunicação frequente, com 75%, e bom tratamento dos empregados, com 72%. Para 64% dos consumidores ouvidos, é importante que a empresa seja boa cidadã corporativa, enquanto 45% afirmaram dar importância aos resultados financeiros.
Em levantamento semelhante feito em 2006, os principais fatores apontados pelos consumidores foram qualidade, com 53%, atenção às necessidades dos consumidores, com 47%, e boa performance financeira com 42%. Naquele ano, apenas 33% dos respondentes disseram se importar que a empresa fosse responsável socialmente.
Para a Edelman, os resultados de 2010 são suficientes para inaugurar a nova reputação baseada em confiança e transparência. É bom notar, entretanto, que as perguntas feitas aos entrevistados em 2010 foram formuladas de forma diferente do que em 2006, quando o consumidor podia escolher apenas uma alternativa relacionada a questões de responsabilidade social. Na décima edição do Barômetro da Confiança, a Edelman ouviu 4.875 pessoas.