Cerrado para o mundo
O fotógrafo João Caetano faz desde 1994 um registro fotográfico do Cerrado que é a mola mestra de seu Projeto Alerta. É que João é também pesquisador do bioma e ambientalista, mas prefere sua faceta artística para convencer e sensibilizar as pessoas. “Prefiro dizer que sou um apaixonado pelo Cerrado”. No site bacana do projeto, o internauta vai encontrar imagens da fauna, da flora e dos rios com um olhar diferenciado do artista. Pôr do sol, resinas, troncos, formas se encontram para dar corpo e cor ao bioma.
As imagens também correm mundo. João vai levar seu trabalho para Bélgica, Suíça e Israel ainda este ano, por meio de parcerias com governos e instituições voltadas para a sustentabilidade. Aqui no Brasil, o fotógrafo expõe em São Paulo e Brasília no segundo semestre. A persistência de João Caetano chamou a atenção do jornalista goiano Mariley Carneiro, que dirigiu o documentário biográfico O Olhar de João, ainda fora do circuito comercial.
SOS Terra 2010
Uma megaexposição do artista plástico Thiago Costackz com o nome SOS Terra 2010 está em cartaz no Shopping Center 3, em São Paulo. A mostra reúne a escultura SOS, medindo 5 x 3 metros em madeira certifi cada; a Onça Pintada e a Sapos Coloridos da Amazônia, cada uma com 2,30 x 1,5 metros.
Com 10 metros, a escultura Cobra Papagaio chama a atenção do público que passa pelo local, assim como fotos de body art dos animais em extinção pintados no corpo do próprio Costackz. O artista potiguar radicado em São Paulo pretende levar a mostra para Curitiba em junho.
“A principal mensagem é conscientizar a população para as espécies em extinção e as catástrofes climáticas, além de alertar para a situação do planeta por meio da arte, mostrando a flexibilidade de matérias-primas inteligentes utilizadas na exposição, porque tudo foi ecologicamente pensado”, explica o artista, que usou madeiras com selo FSC, tecidos eco com pó de metal inutilizado e tintas à base d’água. A exposição tem o apoio do Grupo Orsa.
SERVIÇO: Exposição SOS Terra 2010
Entrada gratuita
Onde: Shopping Center 3 – Av. Paulista, 2.064, São Paulo (até 22 de maio)
Shopping Mueller – Av. Cândido de Abreu, 127, Curitiba (25 de maio a 27 de junho)
Tudo o que eu não invento é mentira
Insistência, paciência e delicadeza do diretor Pedro Cezar construíram o documentário Só Dez Por Cento é Mentira – A desbiografia oficial de Manoel de Barros, um original mergulho cinematográfico na biografia inventada e nos versos fantásticos do poeta matogrossense.
Alternando sequências de entrevistas inéditas, versos de sua obra e depoimentos de “leitores contagiados” por sua literatura, o filme constrói um painel revelador da linguagem de Barros. Só Dez Por Cento é Mentira ultrapassa as fronteiras convencionais do registro documental. Emprega dramaturgia, cria recursos ficcionais e propõe representações gráficas alusivas ao universo extraordinário da poesia de Manoel.
Procurando ressignifi car as “desimportâncias” biográfi cas e a personalidade de Manoel de Barros, o diretor Pedro Cezar, responsável pelo roteiro e pela narração, pontua o filme com momentos de breves testemunhos ao fundo. Narrado na maior parte das vezes em tom pessoal, o filme busca, sobretudo, “uma voz que se aproxime da simplicidade e da afetividade do personagem e que se afaste da soberba e da pretensão de uma análise teórica sobre poesia no idioleto (idioma + dialeto) manoelês”, diz o diretor.
Manoel de Barros tem 93 anos, cerca de 20 livros publicados e vive atualmente em Campo Grande. Exibido em festivais e circuitos alternativos, pena que ainda não entrou em cartaz nas salas comerciais. Saiba mais aqui.
Slow Fashion e Cor de Cravo
Qualidade e não quantidade, atemporalidade, uso de materiais naturais e orgânicos, relações de trabalho justas, valorização do artesanal. Estes são os princípios do Slow Fashion, movimento que começou na comida e chegou até a moda. O movimento propõe consumo consciente levando em conta nossa individualidade, o ciclo das roupas e o impacto de cada comprinha.
Os princípios do Slow Fashion e mais um monte de informação relevante e recente sobre sustentabilidade e moda você encontra no site, feito por uma designer que se enveredou pelos caminhos da moda sustentável e partilha suas experiências, conhecimento e tendências internacionais. Você abre a carteira para novos produtos. Por que não abrir a cabeça para novas ideias? Proposta feita.