Não são só as empresas que estão atrás de reputação. Os consumidores também, segundo artigo recém-publicado no Journal of Personality and Social Psychology, resultado do trabalho interdisciplinar de pesquisadores das universidades de Minnesota e do Novo México e da Escola de Negócios de Rotterdam.
Os pesquisadores partem do aparente paradoxo de que o carro mais bem-sucedido na história recente nos EUA é o Prius, da Toyota, um híbrido (gasolina/eletricidade) com motor medíocre que custa muito mais que outros modelos. Entre os cinco principais motivos que levam os consumidores a comprar o Prius, o meio ambiente aparece em último lugar. O fator mais importante é a mensagem que o carro passa: mostra ao mundo que seu dono se preocupa com o meio ambiente.
Em uma série de experimentos, os autores detectaram que a busca por status leva as pessoas a escolher produtos verdes que beneficiam a sociedade em vez de produtos mais luxuosos com o mesmo preço. O desejo por produtos verdes é maior quando os consumidores compram em público do que quando o fazem na privacidade, usando a internet, por exemplo. Neste último caso, em vez de sacrifício em nome do bem comum, o principal elemento por trás das escolhas é a autossatisfação.
“Juntos, esses resultados sugerem que, embora produtos verdes possam oferecer menos luxo, conveniência e performance do que produtos convencionais, eles oferecem um importante benefício em relação ao status: permitem que as pessoas se mostrem em favor do social e não de si mesmas”. Para os pesquisadores, essa pode ser ferramenta poderosa para motivar a ação em favor da sociedade e do meio ambiente.