Nem toda a cidade de São Paulo estava com os olhos voltados para a Virada Cultural no último final de semana. Um grupo de aficcionados por TI resolveu se unir e organizar uma “virada hacker” para desenvolver ideias e aprimorar projetos em conjunto. O principal resultado do encontro foi a criação de um clone do portal “Governo Aberto” do estado de São Paulo, que disponibiliza grande parte da rede de dados de suas secretarias.
Mas, nada de alarde. Tudo foi feito na legalidade. Foi o próprio governo que apresentou, em um encontro anterior, a ideia de disponibilizar a base de dados de seu site para desenvolvedores criarem aplicativos. Os hackers abraçaram o projeto, mas, depois de algum tempo, sem razão conhecida, o portal ficou inacessível. A página agora requer uma senha, impossibilitando o livre acesso.
Eles então resolveram criar um outro portal, o datagovsp, e oferecer ali os dados liberados pelo governo quando seu site ainda funcionava. Tratam-se de resultados de pesquisas sobre emprego, crescimento populacional, PIB e outros assuntos que embora possam também ser encontrados no site do SEADE, requerem do internauta bastante tempo e paciência.
O “datagovsp” fez parte da iniciativa “Transparência HackDay” da Casa de Cutura Digital, que tem o objetivo de oferecer, de forma autônoma e horizontal, projetos de interesse público, baseados em informações públicas ou de governo, de modo a gerar transparência e participação política na rede.
O grupo está procurando gente para ajudar no aprimoramento do portal. Se você se interessou, entre em contato.
Via Caderno Link de O Estado de S. Paulo.