O programa Climate Generation, do British Council, vai selecionar jovens ativistas para integrar a sua rede internacional de Climate Champions, que, orientados pelo conceito da sustentabilidade, desenvolverão soluções para diminuir as consequências das mudanças climáticas.
Os participantes do programa recebem treinamento sobre liderança, gerenciamento de projetos e técnicas de negociação para debater o tema em suas comunidades e, posteriormente, podem elaborar um projeto de adaptação e mitigação dos efeitos do aquecimento global. Os jovens têm a oportunidade de receber uma bolsa para financiar as atividades e candidatarem-se para participar de eventos nacionais e internacionais, como a COP16, que será realizada este ano no México.
60 países participam do projeto, formando uma rede de mais de três mil pessoas, entre integrantes da esfera governamental, corporativa e acadêmica e do terceiro setor. “Participar da COP15, na Dinamarca, em 2009, junto com outros Champions de vários países, foi uma oportunidade incrível de mostrar a voz dos jovens para o mundo”, revela a brasiliense Sofia Carvalho, de 16 anos, que fundou uma organização de mobilização estudantil para estimular jovens a promoverem a aplicação de práticas alinhadas à sustentabilidade em suas comunidades.
Os candidatos ao Climate Generation devem ter entre 16 e 35 anos e estar envolvidos em algum projeto de combate às alterações climáticas. Para se cadastrar, é necessário fazer o upload de um vídeo no Youtube, preencher um formulário e anexar duas cartas de referência que recomendem o compromisso com a ideia do projeto. As inscrições estão abertas e vão até o dia 8 de julho.
Saiba mais sobre o programa no site do British Council.