A diarreia, que leva anualmente à morte quase 2 milhões de crianças com menos de 5 anos, não decorre apenas das más condições sanitárias. A falta de um micronutriente na dieta – o zinco – enfraquece o sistema imunológico, deixando o organismo vulnerável à doença. Sem a quantidade adequada de zinco, encontrada em uma dieta balanceada, as crianças também ficam mais expostas à pneumonia e à malária e têm seu desenvolvimento físico e intelectual comprometido.
A eficácia do zinco no tratamento da diarreia é conhecida desde a década de 1990, mas nunca foi disseminada da maneira correta, informa a Votorantim Metais – maior produtora de zinco da América Latina, e que assumiu o papel de embaixadora no Brasil da campanha internacional Zinc Saves Kids (Zinco Salva Crianças).
Trata-se de uma iniciativa mundial da Associação Internacional do Zinco (IZA, na sigla em inglês), em apoio ao Unicef, e tem como objetivo angariar recursos para os programas de suplementação alimentar para crianças com desnutrição, principalmente em países latino-americanos e no Nepal. Segundo a assessoria de comunicação da Votorantim Metais, a empresa fará uma campanha de arrecadação com funcionários e clientes. A cada R$ 1 arrecadado, a empresa doará mais R$ 1.