O mundo virtual do Google Earth está ficando mais verde. A sexta edição do software acaba de incluir em suas imagens mais de 80 milhões de árvores, distribuídas entre florestas brasileiras e africanas e cidades como Nova York, Atenas e Berlim.
As imagens das espécies representadas são bastante similares às dimensões das árvores reais. O cacaueiro, o bambuzeiro e a palmeira do açaí podem ser conferidos na Amazônia brasileira (veja os vídeos ao lado).
A Google realizou uma série de parcerias para obter informações sobre a estrutura e as dimensões das árvores e assim reproduzi-las em 3D. Participam do projeto organizações como o Green Belt Movement, da África, a Amazonia Conversation Team, do Brasil, e a CONABIO mexicana.
Segundo o blog da Google, as edições anteriores do programa estavam mais ocupadas em povoá-lo com milhares de edifícios em 3D e as árvores acabaram ficando desprivilegiadas.
“Todos podemos concordar que nosso planeta sem árvores seria um lugar bastante desolado. Além da tarefa cada vez mais importante de nos fornecer o oxigênio que respiramos, elas são uma parte integrante da paisagem que nos rodeia”, afirma.