A popularidade do carsharing – aluguel de carros por curtos períodos ou por hora – levou a empresa alemã de engenharia Edag a desenhar um carro especialmente para o segmento. Apresentado no início de março no show automotivo de Genebra, na Suíça, o projeto do Light Car Sharing Concept leva em conta que o veículo será compartilhado por muitos motoristas em ambientes urbanos.
O carro é compacto e elétrico, com velocidade máxima de 100 km/h e capacidade para rodar 100 quilômetros por recarga. Alto, com portas grandes, facilita a entrada e a saída de motorista e passageiros. Não há porta-luvas e outros compartimentos, e o design usa materiais leves e componentes facilmente substituíveis. O usuário conecta-se ao sistema da empresa com seu smartphone e localiza o carro mais próximo – uma “chave bluetooth” permite que abra o carro e saia dirigindo. O débito pelo uso também é feito pelo smartphone, e um sistema de GPS permite que a empresa saiba onde o veículo está a qualquer momento. A ideia é que o carro não seja vendido diretamente ao consumidor, mas apenas a companhias de carsharing.
Em janeiro, 18 dessas companhias formaram a Car Sharing Association, para estabelecer padrões sociais, ambientais e éticos para o setor, que continua crescendo – é possível compartilhar carros em centenas de cidades ao redor do mundo. Em Paris, até o fim do ano deve entrar em funcionamento o Autolib, programa de carsharing operado pela prefeitura no modelo do Vélib, que oferece bicicletas para alugar desde 2007.