Grandes edifícios podem se tornar importantes geradores de eletricidade nos centros urbanos. Empresários de Chicago estão implantando no Willis Tower, o mais alto arranha-céu da cidade, um tipo de janela especial, capaz de absorver os raios solares e gerar energia.
A tecnologia, chamada de Unidade de Vidro Fotovoltaico (PVGU, em inglês), poderá substituir as placas solares convencionais instaladas geralmente no último piso das torres, um problema para aquelas com pouco espaço no topo.
As novas janelas têm ainda a capacidade de preservar a iluminação natural no interior das edificações, ao mesmo tempo que reduzem o ganho de calor. Segundo a Pythagoras Solar, a empresa líder do projeto, elas poderão gerar a mesma quantidade de energia dos painéis solares, apresentando-se como uma solução bastante viável para as construções com altas paredes de vidro.
A tecnologia ainda está em fase experimental, mas abre a possibilidade de que altos edifícios tornem-se grandes fazendas urbanas de energia solar. O projeto é uma parceria entre a Pythagoras Solar, o Willis Tower e empresas da Califórnia, Israel e Taiwan.
*Com informações do Green Building Elements.