Histórias e ideias de quem lê Página22
Fabiano Facó está naquela euforia de quem recém descobriu a sustentabilidade. Engraçado pensar que a roda ou a pólvora podiam ser o complemento dessa expressão tempos atrás. O insight veio há dois anos, quando assistiu a uma aula de Desenvolvimento Sustentável oferecida no curso Tecnólogo em Gestão de Marketing. “Me apaixonei pelo tema e fui atrás de formação”, conta este carioca que adotou São Paulo como terra para ser feliz.
Optou pelo MBA em Gestão Ambiental e Práticas de Sustentabilidade, no Instituto Mauá de Tecnologia, e em Gestão para o Baixo Carbono, na FGV. Já no meio do curso criou sua Habitante Verde, cuja missão é dar suporte aos clientes no desenvolvimento de projetos que permitam a inserção da competência da sustentabilidade ambiental na sua estratégia. “Não é uma consultoria, Ana, porque o consultor chega à empresa, observa e dá um parecer. Eu quero inserir práticas em todos os processos, é a sustentabilidade ajustada na estratégia de negócio”, alega o empresário, estudante e, agora, também blogueiro verde.
A transformação que Facó pretende nos futuros clientes é parecida com a que lhe tomou de assalto nos últimos anos. Ele não só “descobriu” uma nova profissão, como mudou toda sua vida após os 40. Até então sua experiência de trabalho fora centrada em gestão em empresas de telecomunicações e tecnologia da informação. “Quem faz essa mudança nesta etapa da vida fica muito animado”, diz. E é este entusiasmo que percorre suas linhas no blog criado para, de alguma maneira, “documentar” sua transição profissional e fazer as trocas instigantes entre os amantes da área. Empolgado que só, ele ainda me conta que sua monografia no MBA terá como tema este primeiro trabalho.