Público-alvo
Técnicos que atuam na área de recursos hídricos (Engenheiros, Geólogos, Agrônomos, Geógrafos, Hidrometristas e Técnicos de nível médio), tomadores de decisão, pesquisadores e demais atores envolvidos com questões ambientais e de recursos hídricos.
Objetivo
Trasmitir conhecimentos sobre engenharia de sedimentos na área de medições de vazão e de descarga de sedimentos de cursos d’água, estudos de bacias e do assoreamento de pequenos, médios e grandes reservatórios.
Duração
40 horas, incluíndo aulas teóricas em sala e aula prática na Estação Hidrológica da Light, em Volta Redonda.
Docentes
Newton de Oliveira Carvalho – Engenheiro Civil formado pela antiga ENE da UB em 1963, doutor Honoris Causa pela UFMS, consultor em Recursos Hídricos e Sedimentologia
Mônica da Hora – Professora Adjunta da UFF, doutorado em Engenharia Civil pela COPPE/UFRJ na área de Recursos Hídricos, mestrado em Engenharia Civil pela COPPE/UFRJ na área de Recursos Hídricos, graduação em Engenharia Civil pela UFF.
Luiz Antônio Pereira de Souza – Geólogo formado no IG USP em 1981, doutor em Oceanografia Geológica no IO-USP, especializado em Geofisica Aplicada na investigação de áreas submersas rasas. Trabalha no IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo desde 1981.
Material
O curso inclui material didático (Livro Hidrossedimentologia Prática de autoria de Newton de Oliveira Carvalo e CD contendo diversos programas para cálculo de descarga sólida e manuais e também programa para avaliação do assoreamento de reservatório), material de apoio, almoço, coffe-break e translado Rio de Janeiro/Volta Redonda/Rio de Janeiro.
Local:
Aula Teórica: Hotel Windsor Guanabara
Av. Presidente Vargas, 392 – Rio de Janeiro
Aula Prática: Estação Hidrológica da Light
Rua 12 de Outubro, em frente ao número 57 – Volta Redonda
Incrições podem ser feitas pela internet.