Faz tempo que o ex-vice-presidente dos Estados Unidos e Nobel da Paz, Al Gore, prega que o aquecimento global não é mais uma previsão, e sim, uma realidade. E ele não se conforma que ainda existam os “céticos do aquecimento”, mesmo com ocorrências mais frequentes de eventos climáticos, como furacões e enchentes.
Para mobilizar populações e confrontar a realidade da crise climática, Al Gore organizou o evento “24 horas de Realidade”. Entre o dia 14 e 15 de setembro, de 24 locais do planeta serão transmitidos, pela internet, vídeos sobre o aquecimento global. Ocorrerão em 13 idiomas, sempre às 19h do horário local. O primeiro vídeo será feito na Cidade do México e depois irá passar por locais como Alasca, Paquistão e Cabo Verde. O evento se encerra com uma transmissão do próprio Al Gore em Nova York. Com isso, ele espera enfatizar os problemas que todos vamos enfrentar com a crise climática e trazer soluções inspiradoras que existem ao redor do mundo.
Cada apresentação terá um ativista convidado. No Brasil, o encarregado da missão é o carioca Roberto Vámos, diretor de conteúdo do Fórum de Sustentabilidade Global – um evento anual que reúne pessoas ligadas à política e negócios para que discutam a implementação de práticas sustentáveis. Por aqui, a transmissão em português poderá ser vista, no dia 15 às 19h.
“A seca extrema, as terríveis tempestades e as grandes enchentes estão devastando várias partes do mundo”, disse Al Gore. Ele afirma que ainda há muitas informações enganosas e campanhas financiadas por empresas poluidoras que visam desviar a atenção das pessoas sobre os perigos que a crise climática impõe.