Histórias e ideias de quem lê Página 22
Respeito ao meio ambiente e uso consciente dos recursos são práticas que guiam o catarinense Gilvan Tessari desde a adolescência, quando decidiu que iria trabalhar naquilo que sabia fazer bem. Há 12 anos ele está em uma empresa fabricante de equipamentos para usinas geradoras de energia.
Morador de Florianópolis, Gilvan usa sua bike para ir ao trabalho e para a faculdade – apesar das dificuldades, como o excesso de carros e poucas ciclovias. Ele é um dos poucos. No polo industrial onde trabalha, há cerca de 5 mil funcionários, mas, devido às dificuldades de locomoção, o bicicletário com oito vagas nunca tem mais que três bicicletas.
Nas horas livres, Gilvan edita o blog sinestesia, onde escreve sobre cultura, política e o que chama de “filosofia de boteco”, ou divagações sobre experiências acumuladas em seus 37 anos de vida.
O ambiente de inovação e uma especialização em desenvolvimento impulsionam a busca de Gilvan por informações. Para se informar, ele usa as novas mídias e critica as coberturas superficiais e a banalização do tema sustentabilidade. “Há muita coisa sendo escrita e produzida sem critério e sem preocupações verdadeiras com o planeta“, diz.
Causa incômodo no projetista ler, por exemplo, sobre o etanol e não encontrar a ressalva de que o adubo usado na cana é subproduto do petróleo. Entusiasta das usinas eólicas, Gilvan critica a falta de informação sobre os insumos necessários à produção dos geradores. Ele se lembra do uso disseminado de terras raras importadas da China, que contêm alto índice de radioatividade e requerem proteção aos trabalhadores de minas. Esses elementos são fundamentais para o desenvolvimento das chamadas tecnologias verdes.
Sonhador, Gilvan espera um dia que o discurso do ambientalmente correto e socialmente justo vire realidade. Ele se diz cansado de acompanhar discussões sobre o tema e ver o consumo e os hábitos continuarem os mesmos, como se nada estivesse acontecendo.
Se você deseja participar desta seção, escreva para LEITOR@pagina22.com.br e conte um pouco sobre você e seus projetos. Para se comunicar com Gilvan Tessari, escreva para gilvantessari@gmail.com