Curso pensa a Ética nas relações contemporâneas
Baseado no conceito de Ecosofia de Guattari
Segundo o conceito das Três Ecologias, do filósofo francês Felix Guattari, a exploração excessiva de recursos e a geração de lixo não se restringem somente ao meio-ambiente e à indústria de bens de consumo. As relações sociais e a mente humana também são exploradas em suas potências, como a capacidade de pensar, sentir e agir. Essa cultura do excesso – do usa e descarta – leva ao sucateamento das relações e ao adoecimento físico e mental.
Em oito encontros (num total de 16 horas) às segundas-feiras, das 20h às 22h, no Mundo Pensante, espaço de arte e cultura em São Paulo, as discussões acontecem em rodas de conversa, inspiradas por várias dispositivos, como análise de vídeos, escuta musical e experimentações artísticas.
O curso se dirige a todas as pessoas, estudantes e profissionais integrados às questões cruciais do nosso tempo. É de especial interesse para profissionais da saúde, educação e artes. Os eixos temáticos giram em torno de Bioética, Biocentrismo e Ecologia Sensível. O objetivo é compor meios criativos, desenvolver ferramentas e dispositivos para fomentar ações aplicadas à reinvenção do cotidiano, ao corpo, ao plano das sensibilidades e dos afetos, na clínica, na educação, na produção artística, nas relações e nos espaços sociais.
Quem faz a orquestração desse processo coletivo é o psicoterapeuta e músico Rodrigo Reis, que vem desenvolvendo o trabalho com Ecosofia há dez anos. Também participam como convidados o musicoterapeuta Felipe Adam Kurshat e a psicóloga Daniela dos Santos.
Informações e reservas: rodrigoreisr@gmail.com