Estão abertas as inscrições para o curso “Práticas, poder e conhecimento no manejo participativo de florestas” promovido pelo Programa em Direito e Meio Ambiente, da Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro em parceria com a Wageningen University da Holanda.
O curso será realizado entre 23 e 30 de junho, logo após a Conferência Rio+20 e as inscrições podem ser realizadas até o dia 17 de fevereiro.
Com uma abordagem multidisciplinar, o curso apresentará exemplos práticos de medidas econômicas, sociais e normativas sobre o manejo de florestas. Entre os tópicos apresentados estão o REDD+ (Redução de Emissão por Desmatamento e Degradação), o manejo sustentável dos recursos naturais, instituições, concessões florestais e participação.
As aulas serão ministradas por professores de diferentes universidades e instituições. O curso será coordenado por Arun Agrawal (Universidade de Michigan) e contará com a participação de professores como Bas Arts, Virgílio Gibbon, Peter May, Sailaja Nandigama, Paulo de Meira Lins, Esther Turnhout e Sven Wunder.
Entre as instituições parceiras deste projeto estão: Graduate School of International Development Studies, Roskilde University and Centre for Forests, Landscape and Planning, University of Copenhagen; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ); International Finance Corporation (the World Bank Group); International Society for Ecological Economics (ISEE) e do Centre for International Forest Research (CIFOR).
Os preços variam entre 500 e 1000 euros, dependendo do país de origem e da instituição a qual o pesquisador é vinculado. Participantes de países em desenvolvimento têm desconto. Os valores não incluem os custos de transporte e hospedagem. Os interessados devem entrar em contato (em inglês) com Sailaja Nandigama pelo e-mail sailaja.nandigama@wur.nl.