Campanha do Greenpeace recolhe assinaturas para que a Volkswagen assuma uma produção de automóveis mais responsável diante do aquecimento global
Já faz alguns meses que o Greenpeace está com uma campanha que é um verdadeiro chamado à batalha. Inspirada na saga Guerra nas Estrelas, a ONG está colhendo assinaturas para que a Volkswagen assuma uma postura mais responsável diante do aquecimento global. Assista ao lado ao vídeo criado pelo Greenpeace.
No site “VW Dark Side”, o apelo é direto: “Todos nós Rebeldes estamos pedindo para que a Volkswagen saia do lado negro da Força e dê uma chance ao nosso planeta”. A primeira demanda é que a companhia corte as emissões de gases do efeito estufa. “Apesar da “reputação verde”, a Volkswagen está gastando milhões de euros todo ano para financiar grupos lobistas que tentam impedir que a Europa eleve seu compromisso com a redução da emissão de gases de efeito estufa de 20% para 30% em 2020”, afirma o site.
Para o Greenpeace, a montadora deve produzir mais veículos com eficiência energética, que seriam mais baratos para os consumidores e emitiriam menos CO2 na atmosfera. A campanha também pede que a Volkswagen“fale menos e faça mais” já que se diz a “montadora mais ecológica do mundo”. Em 2010, apenas 6% dos vendidos eram modelos eficiente no consumo de combustível.
Esses cavaleiros de Jedi e do meio ambiente têm uma proposta ambiciosa: A Volkswagen deve apresentar um plano para tornar toda sua frota livre de petróleo até 2040.
Recentemente, a montadora enfrentou uma polêmica com seus consumidores. Nas redes sociais, pediu conselhos sobre sua atuação em 2012 e obteve como respostas demandas sobre o impacto ambiental e para que deixasse o lobby anticlima, mas não respondeu nenhuma mensagem. Os consumidores e internautas ficaram furiosos, aumentando o “exército da rebelião”. Até agora foram 498.830 assinaturas no site.